Criciúma SLAYERS Football Team

Criciúma SLAYERS Football Team

Páginas em Destaque

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Playbook - A "Armadura"

Quem pratica ou pelo menos acompanha o futebol americano já está acostumado com toda a parafernália que um jogador deve usar para se proteger . Ao contrário do que muitos leigos pensam, o futebol americano evoluiu de uma forma em que a união de regras mais equipamentos obrigatórios tornam o esporte “seguro”. Óbvio que não serei hipócrita de dizer que não existem os riscos de lesões, concussões e outros que, se for parar pra pensar, existem em qualquer esporte que tenha contato físico entre os praticantes. Mas, com todos os cuidados e investimentos que existem em cima da segurança dos jogadores, a freqüência com que ocorrem estes “acidentes” diminui a cada ano, e começou evoluindo disso:

Para isso: Que mudou para isso:

E acabou nisso (por enquanto):


A cabeça sem dúvida é a parte que exige o maior cuidado. Para isso é usado um capacete (Helmet) de um plástico especial muito resistente , que por sua vez é internamente forrado com “almofadas” (Pads) preenchidas com ar. Assim pode-se esvazia-las ou enchê-las para melhor atender ao conforto e segurança do jogador. Junto com o capacete tem a proteção do queixo (Chin Strap), a proteção bucal (Mouth Guard) e a grade fácil de proteção (Face Mask), a qual é fabricada em vários modelos, dependendo da posição em que a pessoa joga.

Para o corpo a proteção principal é o Shoulder Pad. A famosa “armadura” para os leigos, que é feita de um plástico muito duro também forrado com Pads, protege o ombro e o peito.


Com isso se encerraria a parte de equipamentos obrigatórios (sem se esquecer da Jersey, chuteira, meias e etc), mas ainda existem adicionais que ajudam a manter a integridade física do jogador, como as proteções do quadril (Hip Pads), coxa (Thigh Pads), joelho (Knee Pads), cóccix (Tail bone Pad), antebraço (Upper Arm Pads) que são feitas com uma espuma especial.

E finalmente, na minha opinião, a proteção mais importante de todas para qualquer homem que resolva praticar FA: a coquilha (Protetor genital)!

Para aqueles que resolverem ter a proteção completa, alem do Shoulder Pad e do Helmet, saiba que o custo das proteções complementares é bem menor que a da proteção principal, o que acaba se tornando uma boa escolha. Afinal, segurança nunca é demais.

Para terminar, aqui vai um vídeo de uma das marcas mais famosas de Helmet. Um abraço a todos e um ótimo final de semana.

http://www.youtube.com/watch?v=33sjMvOowUI&feature=related




Nenhum comentário:

Postar um comentário