Criciúma SLAYERS Football Team

Criciúma SLAYERS Football Team

Páginas em Destaque

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Futebol Americano pelo Brasil

Para quem pensa que o Futebol Americano ainda é muito distante do Brasil, pense denovo. O aumento do número de jogos transmitidos pela ESPN (único canal que transmite os jogos atualmente para o Brasil) e um maior investimento na qualidade das transmissões para o país já é um indício de que o esporte se tornou popular nas terras tupiniquins e, com a popularidade, vem a rentabilidade. Mas não é somente o interesse nos campeonatos estrangeiros que chama a atenção.

O Futebol Americano ainda é amador no Brasil. Nenhum (ou quase nenhum) jogador ganha para jogar. Porém, a administração dos times nacionais está ficando cada vez mais profisisonal, com parcerias, patrocínios e consultorias cada vez mais presentes, ajudando a movimentar as equipes nacionais. 

O interesse crescente no país por esse esporte fez surgir, além dos campeonatos estaduais, 2 torneios de nível nacional que movimentam o mundo da bola oval entre julho e dezembro: a Liga Brasileira de Futebol Americano, e o Torneio Touchdown. Durante o andamento dessas duas competições (que já se encontram nas rodadas finais de classificação para os playoffs), vou tentar manter os leitores informados sobre os resultados, principalmente com o que acontece com os times catarinenses, que fazem sempre excelentes participações nessas disputas.

LIGA BRASILEIRA DE FUTEBOL AMERICANO

A Liga Brasileira de Futebol Americano teve início em julho, e conta com 12 times, a saber: Coritiba Crocodiles, Cuibá Arsenal, Curitiba Brown Spiders, Fluminense Imperadores, Foz do Iguaçu Black Sharks, Minas Locomotiva, Porto Alegre Pumpkins, Santa Cruz do Sul Chacais, Spartans Football (São Paulo), São Paulo Storm, e os catarinenses São José Istepôs e Joinville Gladiators.

A Liga é dividida em 2 conferências, sendo a Norte e a Sul. Os times foram organizados nas conferências por questões de distância entre as equipes e, portanto, a conferência Norte possui 5 times, enquanto a Sul possui 7. Por essa diferença, o regulamento para a classificação dos playoffs é diferente. Na conferência Norte, com 5 times, somente 3 se classificam para as finais. O 3° e o 2° time fazem uma semi-final de conferência, enquanto o 1° colocado se classifica automaticamente para a final, aguardando o vencedor da partida anterior. Na conferência Sul os 4 primeiros se classificam, com o 1° e o 4° fazendo uma semi-final e o 2° e 3° fazendo outra. Ao final, os dois campeões de conferência disputam o BRASIL BOWL, que é a grande final do campeonato.

Atualmente o campeonato está na última rodada, e a tabela está assim:




*Classificados aos playoffs



*Classificados aos playoffs
Confrontos da próxima semana:

SEMANA 15 (22 e 23 OUT)
  • BROWN SPIDERS @ PUMPKINS 14:00 (SÁB)
  • BLACK SHARKS @ ARSENAL 18:00 (SÁB)
  • CROCODILES @ CHACAIS 10:00 (DOM)
  • ISTEPÔS @ GLADIATORS 14:00 (DOM)

TORNEIO TOUCHDOWN

O Torneio Touchdown conta com 16 times de todo Brasil, e é disputado de julho a dezembro. Os times são divididos em duas conferências cujos nomes homenageiam grandes personalidades do esporte: Walter Camp (homenagem ao "pai do futebol americano" jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas do esporte) e a George Halas ("pai da National Footbal League", o fundador do Chicago Bears, e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922). Os times que disputam esse campeonato são: Vasco da Gama Patriotas, Corinthians Steamrollers, Santos Tsunami, Botafogo Mamutes, Palmeiras Locomotives, ABC Corsários, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, Vila Velha Tritões, e os catarinenses Corupá Buffalos, Jaraguá Breakers e Timbó Rhinos.

A classificação do torneio está conforme o seguinte:






















O campeonato ainda terá mais 3 rodadas antes dos playoffs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário