Criciúma SLAYERS Football Team

Criciúma SLAYERS Football Team

Páginas em Destaque

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NFL - A Liga

Como um atleta a 2 anos envolvido com o Futebol Americano, sempre enfatizei a importância de acompanhar a NFL (National Football League), liga oficial dos EUA onde se encontram os melhores jogadores da modalidade, e o que isso impacta no desempenho de um jogador. Quando se pratica um esporte você precisa criar gosto por ele. Ao sentir prazer em praticá-lo o seu desempenho tende a melhorar e chegar a bons resultados e é muito fácil criar este “gosto” pelo esporte conhecendo-o a cada detalhe.


Neste post estarei trazendo uma explicação sobre a NFL, como é o formato da liga em questão de emparceiramento, pontuação, divisões, conferências e classificação.


Atualmente a NFL tem 32 times e, diferente do “soccer” (futebol), não há outras divisões onde times brigam para não serem rebaixados ou se classificarem para divisões de nível superior. Estes 32 times são franquias bilionárias que se fixam em cidades para representá-las no Football dos EUA. A liga está organizada em duas conferências: a Conferência Nacional (NFC) e a Conferência Americana (AFC), sendo que em cada uma das conferências há quatro divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste) com quatro times por divisão.




Entre agosto e setembro acontece a pré-temporada, onde cada time realiza 4 amistosos para testar seus novos jogadores e fazer os últimos reparos em suas estratégias antes da temporada regular. A temporada regular acontece entre setembro e dezembro. São 17 rodadas, 1 rodada por semana sendo que cada time joga 16 partidas e pega 1 semana de folga. Nessas 16 partidas, a equipe joga:


• 2 jogos (“ida e volta”) contra cada equipe da sua mesma divisão: (6 jogos), uma vez que cada divisão é composta por 4 equipes;
• 1 jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência: (4 jogos) e são definidos por sorteio;
• 1 jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência: (4 jogos) e são definidos por sorteio;
• 2 jogos contra equipes definidas através de um sistema de cálculos adotado pela NFL: (2 jogos).

Todo o calendário com o emparceiramento é feito antes do começo da temporada, então todos os times já começam sabendo com quem irão jogar, aonde e quando.

Ao final destas 17 semanas é contabilizado o número de vitórias e derrotas de cada time e decidido os classificados para os playoffs (mata-mata) que são disputados no mês de janeiro. Se classificam 12 times: os 8 campeões das 8 divisões mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). Os playoffs de cada conferência são separados e disputados por seis times cada.





(fonte: wikipédia) 




Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor para a pior campanha na temporada regular. Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de "Wild Card Weekend", o time 3 pega o time 6 e o time 4 pega o 5, enquanto os times 1 e 2 são automaticamente classificados para a próxima rodada e por isso não jogam nesta. A segunda semana é chamada de "Divisional Playoff", e corresponde às semifinais da conferência. O time 1 pega o pior time que avançou do "Wild Card Weekend", e o time 2 pega o melhor time a ter avançado do "Wild Card Weekend". Finalmente, na terceira semana há a final da conferência. Todos os confrontos são em jogo único disputado na casa do melhor time (com a melhor classificação na temporada regular). A grande final, chamada de “Super Bowl”, acontece sempre no primeiro domingo de fevereiro em uma sede pré-definida. Os campeões da American Conference e da National Conference decidem o campeonato. É assim que acontece a NFL. No próximo post estarei dando uma breve explicação de cada time que compõe este grande evento que a cada ano atrai milhões de admiradores.

Um comentário: