Numa análise profunda de anos de civilização e evolução, a humanidade usou das artes militares para a conquista e também para a sobrevivência do coletivo. Mestres em guerra de todo o mundo não abrem mão de mencionar em suas doutrinas marciais as características essenciais que devem ser avaliadas para que se conquiste uma vitória: o terreno, o tempo, o adversário, e o seu próprio exército.
O terreno é o palco da batalha, é onde tudo acontece e deve ser explorado com sabedoria. Um bom mapeamento da zona de confronto dá as rotas em que o ataque terá mais sucesso.
O adversário deve ser estudado meticulosamente. Todos os combatentes possuem características únicas que unidas trazem a vitória. Deve-se estudar o adversário e anular estas habilidades especiais para que não possam fazer delas suas armas para o combate, tornando-os um simples time e por sua vez mais fácil de derrotar.
Por fim a característica mais importante: seu próprio exército, seu próprio time. De nada adianta traçar as rotas do sucesso no campo, ter as condições do tempo ao seu favor, estudar o adversário e saber como torná-lo nulo se seu próprio time não estiver coeso, forte, unido, preparado para a disputa e confiante na vitória. O espírito de equipe tem que ser o espírito de todo o time. As individualidades nada são além de partes de um todo. Um único jogador pode jogar um jogo, mas com certeza não ganha uma partida. O Quarterback tem que confiar na sua OL que por sua vez tem que se fazer respeitar. Os Receivers têm que confiar no passe e o lançador tem que confiar na rota. O Linebacker tem que confiar na abertura que a DL vai fazer e esta por sua vez tem que confiar que naquele espaço o Linebacker vai estar.
No fim, o espírito de equipe se resume em várias qualidades individuais somadas, unidas ao respeito mútuo de uma equipe e a confiança de que cada um fará seu trabalho como deve ser feito. Quando se há confiança, o empenho individual acaba por fortalecer o time.
A derrota do adversário é determinada pela soma de condições externas: o campo, o tempo, e o próprio time adversário. Mas a vitória só se é conquistada pelo próprio time. Quando se há um time forte e confiante, bem treinado e preparado para tudo que aconteça, a derrota não o atingirá e a vitória se fará presente. Resumindo: Com um time fraco e disperso só se alcança a derrota e o empate, e a vitória só vem com um time forte e coeso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário