Criciúma SLAYERS Football Team

Criciúma SLAYERS Football Team

Páginas em Destaque

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Playbook

Nas sextas feiras teremos no blog uma coluna técnica chamada “Playbook”, começamos ela com um artigo sobre o título da coluna “O Playbook”


Em alguns jogos nos deparamos com jogadas fenomenais e algumas parecem que nunca foram treinadas. Isto acontece mesmo com os profissionais, mas porque estas jogadas são tidas como fenomenais quando dão certo e porque algumas não dão certo? Estas jogadas ocorrem de acordo com o PLAYBOOK, que deve ser seguido à risca para que erros não aconteçam. Algumas vezes é possível se deparar com uma jogada corrida por um buraco enorme que se abre na defesa, parecendo que esta nunca esteve lá para parar o jogador. Mas porque o corredor não foi encostado pelos defensores? A resposta mais provável é que a linha ofensiva na jogada executou corretamente o deslocamento para a passagem do corredor entre ela, de acordo com a jogada programada, retirando os defensores do caminho e facilitando a passagem e o ganho de jardas.


Se o deslocamento e a corrida não fossem executados de forma e em locais corretos, poderiam ocorrer algumas situações: o corredor seria derrubado atrás da linha de Screamage por um defensor que não foi bloqueado, o corredor trombaria com algum jogador do seu time por algum dos dois não ter realizado a jogada conforme planejado e, em casos mais raros, o corredor pode corrigir seu erro ou o erro da linha ofensiva e conseguir um avanço considerável.


Em jogadas de passe temos uma situação mais aparente. Caso a jogada não seja executada com perfeição, seja por erros de rotas dos recebedores, lançamento para o lado errado da rota, etc, são notados de uma forma mais visível. É possível ver no vídeo com as crianças abaixo: vamos dizer que o Tight End ia fazer rota Bomb e o QuarterBack fez o lançamento correto, o recebedor não realizou a rota correta de acordo com a jogada e gerou um passe incompleto. O mesmo poderia se dito se o recebedor fez a rota correta e o QB fez o lançamento para uma rota diferente da pré-estabelecida.



Não é somente para o time de ataque que o Playbook é importante. No time de defesa o mesmo ocorre. Se este não for seguido, buracos na defesa são gerados facilitando o ganho de jardas para o time adversário. Podemos citar um caso, em uma defesa jogando no sistema 4-3 por zonas em uma jogada clara de passe, onde temos a seguinte situação: a Linha defensiva fica responsável de ir atrás do QB, os Cornerbacks e LineBackers tem o campos dividido em 5 partes para cada um realizar sua marcação e os Safetys com o campo aberto (Down Field) dividido em 2 partes. Podemos ver na figura abaixo o esquema:


Caso algum desses marcadores por zona não executar essa marcação e partir para uma marcação individual ou para uma Blitz (exemplificado na figura abaixo) sem este ser pré-progamado, um buraco será aberto dando passagem para o ataque (espaço vermelho).


Por esses casos mostrados é sempre necessário saber executar as jogadas conforme o Playbook. Caso isto não ocorra, não haverá ganho para o ataque e terá perdas para a defesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário