Para iniciar explicarei o funcionamento da jogada Reversa:
(Jogada Reversa contra Defesa em formação 4-3 NORMAL)
A jogada começa com o Running Back recebendo um Handoff (entrega de bola para trás) do Quaterback. Aquele, por sua vez, corre paralelamente à linha de Scrimmage, a apenas algumas jardas atrás da mesma. No início da jogada um Wide Receiver corre na direção oposta ao Running Back e recebe a bola em um Handoff quando os dos dois jogadores se encontram, levando a jogada na direção oposta a que esta iniciou.
O princípio da jogada é deslocar a defesa para um dos lados e correr pelo o outro, tendo o campo de jogo livre em função da inércia da defasa para deslocar-se novamente. Este tipo de jogada deve ser executada com precisão pelo ataque, evitando Fumbles nos Handoffs e realizando perfeitamente os bloqueios para que o jogador que recebe o segundo Handoff possa ter um grande avanço e conseguir pontos.
Mas, e se a defesa conseguir fazer a leitura correta e identificar o tipo de jogada?
Por ser uma jogada realizada a algumas jardas atrás da linha de Scrimmage, caso a defesa penetre na Linha, a consequência para o ataque pode ser uma piora nas chances de conseguir o First Down, recuando jardas. Essa situação pode se agravar quando se joga contra uma defesa no formato 3-4 (3 jogadores na Linha Defensiva e 4 Linebackers): como os Outside Linebackers jogam com um posicionamento mais aberto, o tempo de identificar a reversão e corrigir o traçado do movimento para realizar o tackle é menor. Isto ocorre em função da distância a ser percorrida também ser menor.
Deve-se ter cuidado quando se escolhe este tipo de jogada. Analisar a defesa é fundamental. Caso seja lenta e pesada é uma boa escolha para se realizar a Reversa e surpreender a defesa. Na hora do Snap analisar a formação para não ocorrer perdas e em alguns casos alterar para outra jogada realizando um Audible.
Texto: Marcos Antonio Jeremias Coelho
Correção Ortográfica: Romeu Delayti Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário