quarta-feira, 22 de setembro de 2010
SLAYERS no Twitter
domingo, 19 de setembro de 2010
Football do Sul do Estado na mídia
Nesta última semana o Criciúma Slayers teve uma ótima boa exposição na mídia da cidade. O Jornal "A Tribuna" nos deu a honra de figurar na capa de sua edição da ultima quarta feira, foram duas paginas onde o jornal ajudou muito na divulgação do time e do futebol americano na nossa cidade, já gerando o interesse de novos atletas para o time. Nessa mesma semana o Tubarão Predadores também teve uma divulgação na mídia ao firmar a parceria com a cidade de Tubarão para a temporada da FCFA de 2011(na qual Slayers e Predadores jogaram como um só time).
Jornal "A Tribuna" com o Criciúma Slayers:
Prefeito Bertoncini ao lado do jogador Celso e do treinador Trindade
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
A Linha Ofensiva (Offensive Line)
Saudações a todos,
O futebol americano se destaca pela versatilidade de jogadas e jogadores em diversas posições e funções. Neste post eu gostaria de falar apenas sobre o “coração” do ataque que é a Linha Ofensiva (OL), são esses homens os responsáveis por dar o tempo necessário para o Quarteback (QB) lançar a bola e abrir espaço em campo para os Running Backs (RB) correrem e ganharem jardas.
São os jogadores de maior físico e força no ataque para conter e empurrar a Linha Defensiva (DL) e os Linebackers (LB) que tentam avançar sobre o ataque, porem também necessitam de percepção e velocidade para perceber onde bloquear e/ou abrir espaço em campo.
Uma boa OL não garante um ataque perfeito, mas um ótimo QB e excelentes RBs sem uma boa OL não conseguem render bem, então a OL se torna fundamental para um bom ataque.
Os jogadores da OL são considerados “ineligible receivers” (não elegíveis de receber passes), ou seja, não podem intencionalmente receber um passe, contudo eles ainda sim podem pegar a bola e avançar. Isto é possível quando um fumble (quando o jogador que tem a posse da bola a solta antes que ele toque no chão), ou então o quando, em um lançamento, algum jogador do time adversário encosta na bola, ou até mesmo um recebedor do mesmo time o faz, e a bola não chega a tocar o chão.
Agora um pouco sobra cada um dos 5 jogadores da OL:
Center(C): O Center como o nome já diz se posiciona ao centro da OL. É o responsável por dar inicio a jogada realizando o Snap para o QB. Isto pode ser feito lançando a bola por entre as pernas (Shotgun) ou apenas entregando-a entre a pernas para o QB (Short Snap). Após o Snap o jogador deve bloquear e/ou empurrar a defesa. O Center é o grande líder da OL, comandando os demais jogadores e também lendo a defesa adversária, alertando os seus companheiros em caso de blitz.
O jogador que escolher jogar como Center terá a opção de numeração da camisa entre 50 a 79.
Offensive Guard (OG): Os OG posicionam-se ao lado do Center à esquerda (LG) e à direita (RG). São grandes e fortes jogadores que bloqueiam os avanços da defesa e abrem caminho pela mesma.
O jogador que escolher jogar como Guard terá a opção de numeração da camisa entre 60 à 79, podendo também serem usados os números de
Offensive Tackle (OT): Os Tackles são os últimos homens da OL. Posicionam-se nas pontas ao lado dos OG, então temos o RT (direita) e o LT (esquerda).
Estes jogadores precisam ser os mais ágeis da OL para ir atrás dos jogadores que tentarem avançar sobre o QB. Uma mistura de força e agilidade faz um bom OT.
Neste ponto acho importante destacar o LT. Este jogador tem sobre suas costas a responsabilidade de proteger o lado cego (Blind Side) do QB em jogadas de passe, pois neste lado o lançador não enxerga a aproximação de oponentes ficando vulnerável, então é do LT a função de não deixar nenhum oponente alcançar o QB.
O jogador que escolher jogar como Offensive Tackle terá a opção de numeração da camisa que vai do número 60 a 79.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
DT 98# - ROMEU DELAYTI NETO
NOME NA CAMISA: DELAYTI
POSIÇÃO: DEFENSIVE TACKLE (DEFESA)
ALTURA: 1,76m
PESO: 102 kg
EXPERIÊNCIA: 1 ANO
Histórico:
Natural de Urussanga-SC, é acadêmico do curso de Direita da UNESC e estagiário da IBRAP - Indústria Brasileira de Alumínio e Plástico S.A. Começou a jogar Futebol Americano a convite de amigos que tinham intenção de formar um time. A partir daí, fez um teste no time Predadores de Tubarão e atualmente faz parte do elenco da equipe. Se interessou pelo esporte desde o início, pela inteligência necessária para a sua prática e o alto nível de conhecimento tático para a mesma.
SLAYERS: O que é o Futebol Americano para você e o que você sente quando joga?
DELAYTI: O Futebol Americano é energia, adrenalina. Quando eu estou em campo, pronto para o confronto com o adversário, nada mais importa. Aquele momento é meu eu sei do meu papel como parte de um time. Todos precisam que eu dê o máximo para que a jogada do adversário seja frustrada.
SLAYERS: Sabemos que os treinos são desgastantes. De onde você tira a inspiração para isso?
DELAYTI: Eu penso que em outros esportes eu não seria valorizado. Penso que minha dedicação e meu esforço são sinais de que eu posso me superar a cada drill, a cada tackle dado, a cada jogador de ataque que se ve cara-a-cara comigo. Eu sei que neste esporte a superação é a chave de um trabalho bem feito e a vitória é o presente que eu posso dar para a minha família, minha namorada e meus companheiros de time.
SLAYERS: Para finalizar, em uma frase, expresse este seu momento no Futebol Americano:
DELAYTI: Acho que... Respeitar o seu adversário, ultrapassar suas próprias barreiras, estabelecer a confiança com seus colegas, e focar sempre no trabalho bem feito, que é pressuposto da vitória.