Criciúma SLAYERS Football Team

Criciúma SLAYERS Football Team

Páginas em Destaque

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DEFENSIVE TEAM

DEFESA (D-#!)

Um time campeão de futebol americano sempre é lembrado pelo Quarterback (que geralmente leva os louros da vitória), pelos grandes pontuadores como WR’s (Wide Receiver) RB’s (Running Back), por uma boa estratégia de ataque e por uma linha ofensiva sólida. Mas o que um bom treinador de futebol americano (ou um jogador de MaddenNFL) sabe é que, para vencer, a defesa é fundamental para parar o adversário e colocar a bola de volta na mão de seu time.

O Indianapolis Colts, derrotado no SuperBowl desse ano, sabe bem disso.

A tarefa do time defensivo é evitar o ganho de jardas pelo time adversário, seja protegendo de passes ou corridas, e recuperar a posse de bola para seu time, tanto por Turnovers (Fumbles e interceptações) como privando o avanço de 10 jardas em 4 tentativas.
Essa é a cara de uma formação defensiva 4-3 (significando 4 na linha de scrimmage e 3 LineBackers) básica:





A linha defensiva, formada pelos Defensive Tackle (DT) e Defensive End (DE) é formada pelos maiores jogadores do time, e tem como tarefa parar o jogo corrido dos Running Backs (RB) e pressionar o passe dos Quaterbacks (QB). Essa primeira linha é a que tem o primeiro contato durante as jogadas, e precisa de força e agilidade para bloquear e passar pela linha ofensiva. Os DE ainda são os principais jogadores de “pass rush” (quando é feita a pressão sobre o QB) junto com os Linebackers, quando precisam contornar a linha ofensiva para “sacar” o QB adversário.

A chamada “Linha Secundária” é formada pelos LineBackers (LB), que ficam logo atrás dos DT e DE. Líder em Tackles na maioria dos jogos, o LB tem a tarefa de fechar as aberturas na linha defensiva contra jogos corridos, ajudar na cobertura de receptores (especialmente Tie Ends (TE) ) em jogos de passe e ajudar na pressão sobre QB em jogadas de Blitz. Ou seja, o LB é uma das principais posições da defensiva e participa efetivamente em qualquer situação da ofensiva. Precisam ser ágeis para entrar na jogada, fortes para enfrentar trombadas de RB e espertos para ler a jogada adversária e fazer os ajustes nas posições das 2 linhas.

O Cornerback cuida das alas do campo, e cobre as jogadas de passe. Se posicionam próximos aos WR nas pontas do campo, nos dois lados da linha de scrimmage. Podem tanto fazer marcação homem-a-homem como por zona, e devem ser ágeis para acompanhar as rotas dos WR e quebrar passes e saberem como prever a intenção de passe do QB.


E por último, mas não menos importante, vêm os Safeties: Free Safety (FS) e Strong Safety (SS). Os Safeties se posicionam no “fundo” do campo, um pouco antes e um pouco depois da linha de 1° down, e são a última linha de defesa da formação. O SS geralmente fica um pouco mais a frente, e precisa ler a jogada adversária para detectar passes e corridas. Em jogadas de passe, tem de ajudar na cobertura de WR geralmente em passes curtos, e em jogadas de corrida, deve acompanhar a jogada e ajudar a parar o RB ou marca-lo e força-lo a correr em direção aos homens de marcação na secundária. Já o FS age muitas vezes como o “QB do time de defesa”. Geralmente é o jogador que cobre a maior área de marcação do campo, e cuida do “fundão” da defesa, ajudando a marcar passes longos e WR´s mais perigosos. Com uma visão privilegiada da sua formação e da formação adversária, coordena a defesa, principalmente a marcação de passes.

Um time equilibrado, com uma ofensiva eficiente e uma defesa que pare o adversário é fundamental para a vitória. Além de um misto de atletas fortes e ágeis em determinadas posições, esperteza, inteligência e percepção são atributos importantes em posições-chave para fechar sua área e devolver a posse de bola para aquele Quarterback estrelão, que com certeza vai levar toda a glória. =P

Augusto Casagrande
SLAYERS Football Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário